Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Danilo Forte: Marco legal da geração de energia pode diminuir desigualdades regionais

19/08/2021 -

  • Entrevista - Dep. Danilo Forte (PSDB-CE)

Com o novo marco legal da minigeração e microgeração de energia, o deputado Danilo Forte (PSDB-CE) acredita que o país vai atrair mais investimentos externos e pode transformar o Brasil em um polo mundial de geração de energia limpa. Coordenador da frente parlamentar em defesa das energias renováveis, o deputado lembra que o território nacional é um campo amplo para a produção energética a partir de múltiplas fontes, incluindo a solar, eólica, biomassa, biogás e hídrica, que diminuem a emissão de carbono para a atmosfera.

Ele lembra que, a partir do texto, as companhias distribuidoras mantêm suas atribuições na rede, ao mesmo tempo em que regulamenta o papel de cada participante da cadeia de geração, transmissão e distribuição de energia, definindo direitos, deveres e compromissos tributários para os pequenos produtores de energia, que também consomem boa parte de sua produção.

Danilo Forte acredita que o mercado de energia sustentável no Brasil tem potencial para investimentos que induzam inclusive a diminuição dos desequilíbrios regionais, citando que o Nordeste, detentor de 30% da população e 15% da geração de riquezas do país, é rico em sol e vento, podendo contribuir para o mundo com a produção de energia verde.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo