Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Joênia Wapichana: Indígenas defendem suporte público para o desenvolvimento sustentável

18/08/2021 -

  • Entrevista - dep. Joenia Wapichana (Rede-RR)

A saúde indígena e a valorização da cultura e dos hábitos produtivos e religiosos estão entre os pontos de debate de audiência pública que trata, em duas comissões da Câmara, dos avanços e desafios enfrentados após 15 anos de homologação da reserva Raposa Serra do Sol, onde vivem perto de 25 mil pessoas distribuídas em 209 comunidades. Autora do pedido para a reunião, a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) aponta que a defesa dos direitos dos indígenas tem avançado pelo aumento da participação política dos povos originários, com a eleição de vereadores e prefeitos em municípios da região.

A deputada alerta que nos últimos dois anos a integridade da terra indígena voltou a ser ameaçada pela invasão de áreas para mineração. Muitas vezes, ela reconhece, indígenas são aliciados pelos garimpeiros, o que vem sendo combatido com denúncias constantes para a Polícia Federal. Joenia Wapichana defende que o governo estabeleça programas de garantia de recursos para o desenvolvimento sustentável da Raposa serra do Sol e das outras terras indígenas. Mas ela reclama que a presença do poder público vem diminuindo progressivamente na região.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo