Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Delegado Antônio Furtado: Campanhas devem alertar população contra golpes com o PIX

18/08/2021 -

  • Entrevista - dep. Delegado Antônio Furtado (PSL-RJ)

Uma audiência pública na Comissão de Segurança Pública é o primeiro passo para a Câmara estudar medidas que aumentem a segurança nas transações por PIX, o serviço brasileiro de transferência instantânea de valores. Autor do pedido para a reunião, o deputado Delegado Antônio Furtado (PSL-RJ), aponta que apenas em São Paulo, até maio deste ano, dos 262 casos de sequestro relâmpago ocorridos, em 63 os criminosos roubaram dinheiro das vítimas através de transações pelo sistema. Ele sugere a adoção de campanhas de esclarecimento da população.

Delegado Antônio Furtado cita ainda outras quatro modalidades de golpe com utilização do PIX. Os bandidos simulam ser funcionários de empresa ou banco, solicitando informações pessoais, com as quais começam a fazer transferências da conta da vítima; alternativamente, clonam dispositivos do celular da vítima, especialmente o Whatsapp, a partir de um código de segurança enviado para o aparelho com a justificativa de um sorteio ou ajuste nas configurações; ou ainda criam um novo perfil se fazendo passar pela pessoa, pedindo empréstimos para seus contatos; e, por último, enviam mensagens falsas de problemas no PIX, seduzindo a vítima a fazer um depósito para receber o valor em dobro.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE