Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Domingos Neto: Sistema proporcional valoriza partidos com bandeiras políticas mais claras

11/08/2021 -

  • Entrevista - Dep. Domingos Neto (PSD-CE)

O deputado Domingos Neto (PSD-CE) lembra que o Congresso Nacional aprovou uma reforma eleitoral estruturante em 2017, instituindo a cláusula mínima de barreira para os partidos e o fim das coligações, e o relatório aprovado em comissão especial nesta semana desfaz todo o avanço promovido. As duas iniciativas, segundo ele, direcionavam o sistema político nacional para a diminuição do número de partidos, tornado a representação partidária mais próxima do que o eleitor deseja.

Ele aponta que o chamado distritão, em que são eleitos simplesmente os candidatos mais votados para deputado federal, estadual e vereador, prioriza os indivíduos em detrimento não apenas das agremiações partidárias, mas das minorias. Domingos Neto considera o modelo proporcional mais adequado para valorizar os partidos, enquanto o sistema proposto vai impedir a representação de perto de 77% dos eleitores, que terão votado em candidatos não eleitos.

Além disso, o congressista comenta que o sistema proporcional faz com que o cidadão busque legendas com bandeiras políticas mais claras.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE