Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Henrique Fontana: Distritão na eleição legislativa desconsidera voto de 70% dos eleitores

11/08/2021 -

  • Entrevista - Dep. Henrique Fontana (PT-RS)

O deputado Henrique Fontana (PT-RS), que integrou a comissão especial sobre mudanças no sistema eleitoral brasileiro, aponta que o modelo proporcional é a melhor forma de definir a composição dos parlamentos, porque todos os votos da chapa são levados em consideração para definir os eleitos. Já o chamado distritão, em que ganham diretamente os mais votados, acaba desconsiderando perto de 70% dos votos, dos eleitores que votaram em candidatos não eleitos.

Para Henrique Fontana, o distritão acaba sendo um dos piores sistemas eleitorais do mundo ao incentivar a candidatura de celebridades e também o abuso do poder econômico, além de promover o risco de uma anarquia política nos parlamentos, porque cada representante eleito na Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras de vereadores não vai prestar contas ao seu partido, porque não dependeu da legenda para conquistar seu mandato.

O deputado defende que o eleitor seja chamado a escolher, em primeiro lugar, um programa de governo, para depois escolher seu candidato proporcional.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE