Rádio Câmara

Salão Verde

Mobilidade ativa pós-olimpíada

Mobilidade ativa pós-olimpíada

16/08/2021 - 12h00

  • Mobilidade ativa pós-olimpíada

Skate, bicicleta, patins e o simples ato de andar a pé fazem parte da mobilidade ativa, uma maneira saudável e ambientalmente sustentável de circular pelas nossas cidades. A Olimpíada de Tóquio acaba de dar um “empurrãozaço” nessas formas alternativas de transporte, sobretudo diante das três medalhas do skate, esporte com quase 9 milhões de praticantes no Brasil. Confira a renovada aposta de esportistas, ambientalistas e deputados na mobilidade ativa pós-olimpíada, com apoio da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. O quadro “Tá lá na lei” mostra incentivos à mobilidade ativa no Código de Trânsito Brasileiro, Estatuto das Cidades, Política Nacional de Mobilidade Urbana e Programa Bicicleta Brasil.

Pontos de vista nesta edição: Rayssa Leal e Pedro Barros, medalhistas do skate na Olimpíada de Tóquio; Zé Lobo, presidente da ONG Transporte Ativo e vice-presidente da Aliança Mundial de Ciclismo; Paulo Roberto, integrante da Associação de Skate Longboard-DF (Longbrothers Brasília); e Eduardo Musa, presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk). Deputados: Hugo Leal (PSD-RJ), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro; e Luiza Erundina (Psol-SP), autora da proposta que incluiu o transporte na lista de direitos sociais da Constituição Federal (EC 90/15) e da revogação da proibição da prática de skate, enquanto prefeita de São Paulo, em 1989.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.