Rádio Câmara

Salão Verde

Pampa: preservação e ameaças

Pampa: preservação e ameaças

09/08/2021 - 12h00

  • Pampa: preservação e ameaças

Salão Verde traz o atual quadro de preservação do Pampa e as principais ameaças ao bioma. Professores de ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) alertam que, se a média de devastação permanecer em 120 mil hectares por ano, restarão apenas 13% dos campos nativos até 2050. Lavouras de monoculturas e introdução de árvores exóticas, como eucaliptos, estão entre os principais vilões do bioma. O Pampa é naturalmente marcado pela vegetação campestre presente em áreas planas, banhados e coxilhas. A concentração de árvores sempre esteve restrita às matas ciliares, capões e áreas de transição para a Mata Atlântica. Em debate na Câmara dos Deputados, gestores ambientais reclamaram que a legislação federal tem privilegiado apenas a proteção das áreas florestais, esquecendo-se da atenção às peculiaridades das zonas de campos nativos.

Pontos de vista nesta edição: Valério Pillar, professor do Departamento de Ecologia e do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Luciana Podgaiski, bióloga, doutora em ecologia e pesquisadora da UFRGS; e Diego Pereira, diretor do departamento de biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul. Parlamentares: deputado Bohn Gass (PT-RS) e senador Esperidião Amim (PP-SC).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.