Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Alice Portugal: Secretaria Nacional de Cultura deve responder por incêndio na Cinemateca

03/08/2021 -

  • Entrevista - Dep. Alice Portugal (PCdoB-BA)

A Comissão de Cultura da Câmara está entrando com uma queixa-crime contra a Secretaria Nacional de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, para cobrar responsabilidades sobre o incêndio que na semana passada consumiu parte do acervo da Cinemateca Brasileira. Integrantes do colegiado, inclusive a presidente, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), também conversaram com o Ministério Público para requerer uma auditoria na pasta, bem como para o ajuizamente de uma ação civil pública com o objetivo de buscar o ressarcimento pelos danos.

A presidente da Comissão de Cultura reitera que técnicos da Cinemateca e colaboradores da área de cinema vinham cobrando há muito tempo, em pedidos documentados, a garantia de condições para a preservação do acervo da Cinemateca, que reúne filmes antigos à base de nitrato de celulose, material altamente inflamável.

Alice Portugal denuncia ainda outros problemas na Secretaria Nacional de Cultura, que motivaram inclusive uma diligência na Fundação Palmares, e também a redução do orçamento federal para o setor, minimizada apenas por projetos de iniciativa do Parlamento, com as leis Aldir Blanc 1 e 2 e a Lei Paulo Gustavo, ainda em discussão, que garantem investimentos para a cultura.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE