Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Renata Abreu: Relatório sobre a reforma política propõe adoção do sistema distrital misto

02/08/2021 -

  • Entrevista - Dep. Renata Abreu (PODE-SP)

O relatório da deputada Renata Abreu (Pode-SP) prevê a transição do sistema eleitoral brasileiro da proporcionalidade atual para o distritão puro, nas próximas eleições, e distrital misto, a partir de 2026. Hoje, os votos dados a um candidato podem ajudar a eleger outros concorrentes do mesmo partido, e o mecanismo proposto distribui metade das vagas entre os mais votados em distritos preestabelecidos dentro de um estado, mantendo a outra metade eleita pelo voto proporcional.

Renata Abreu avalia que o fim da possibilidade de coligações entre os partidos gerou impactos que não foram assimilados pelo sistema político nacional, como o aumento do número de candidatos. A deputada rechaça ainda a análise de que o sistema distrital vai beneficiar personalidades midiáticas, ao aponta que o fenômeno já ocorre hoje.

Outra medida proposta no relatório de Renata Abreu prevê a contagem em dobro dos votos dados a candidatas mulheres para fins de distribuição dos recursos do fundo partidário. Ela espera que o incentivo à participação feminina na política amplie em primeiro lugar o número de vereadoras, gerando um efeito sobre as assembleias legislativas e Câmara Federal.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE