Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Weliton Prado: Combate ao câncer masculino depende de mudança cultural e orçamento

15/07/2021 -

  • Entrevista - Dep. Weliton Prado (PROS-MG)

Na data em que o Brasil comemora o dia do homem, criado há quase 30 anos para chamar a atenção da sociedade sobre a saúde masculina, a comissão especial da Câmara que acompanha o combate ao câncer debate a relação dos brasileiros com o diagnóstico e tratamento do câncer. Presidente do colegiado, o deputado Weliton Prado (Pros-MG) aponta que mais de 50% dos homens não procuram um urologista após completarem 40 anos, para fazer o exame que pode identificar problemas na próstata, por preconceito e machismo.

O parlamentar lembra que em grande parte das manifestações de câncer, o diagnóstico precoce e o tratamento imediato podem evitar a morte dos pacientes. Por outro lado, a cada semana de atraso na busca por acompanhamento médico a chance de cura diminui 13%.

A comissão que acompanha as políticas de enfrentamento ao câncer luta por uma rubrica específica no orçamento da Saúde para o setor. Weliton Prado também aponta que é preciso garantir que regiões nos estados tenham centros especializados para dar um tratamento digno e acolher às pessoas diagnosticadas com câncer.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE