Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Alice Portugal: Prêmio Mulheres na Ciência reconhece participação feminina na pesquisa

14/07/2021 -

  • Entrevista - Dep. Alice Portugal (PCdoB-BA)

A Câmara está prestes a instituir o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, a ser concedido todos os anos a três cientistas que se destacam por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de ciências exatas, naturais e humanas. Autora da proposta, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) aponta que a iniciativa pode contribuir para combater a desigualdade de gênero que também se verifica no setor, onde as mulheres vêm conquistando espaço depois de décadas de discriminação.

A parlamentar cita dados apontando que as mulheres passaram a receber mais da metade das bolsas de pesquisa nos últimos 10 anos, mas observa que apenas recentemente, por exemplo, virou lei a possibilidade de que os valores sejam pagos posteriormente para mães que interromperam seu trabalho durante o período de licença-maternidade.

Alice Portugal lamenta ainda que em muitos projetos científicos a contribuição das mulheres não é reconhecida, relegando as cientistas a papéis de colaboradoras. Por isso, o projeto escolheu o nome de Amélia Hamburger, professora do departamento de física da Universidade de São Paulo e pesquisadora com trabalhos publicados em todo o mundo.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE