Rádio Câmara

Salão Verde

Fome x Desperdício de alimentos (REPRISE)

Fome x Desperdício de alimentos (REPRISE)

02/08/2021 - 12h00

  • Fome x desperdício de alimentos (REPRISE)

Conheça a edição 2021 do Índice de Desperdício de Alimentos no mundo, medido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Os dados são relativos a 2019 e mostram 931 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados na lata de lixo, equivalentes a 17% da alimentação disponível para consumo. Os números mostram que o mundo está longe de uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) quanto à redução do desperdício alimentar até 2030. Segundo o PNUMA, 8% a 10% das emissões globais de gases do efeito estufa estão associados aos alimentos não consumidos, considerando as perdas que ocorrem durante os processos de produção, transporte e comercialização. Salão Verde atualiza os dados em relação ao Brasil e vai em busca de soluções para esse desperdício, principalmente no atual período de fome, miséria e desemprego agravados pela pandemia de covid-19. O quadro “Tá lá na lei” destaca a Lei 14.016/20 que, durante a atual crise sanitária, traz novas regras para a doação do excedente de alimentos por parte de supermercados, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos que forneçam refeições prontas para consumo.

Pontos de vista nesta edição: Maria Emília Pacheco, antropóloga e ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); campanhas “Quem tem fome tem pressa” (Ação da Cidadania contra a Fome) e “Sem desperdício” (Embrapa, WWF e FAO/ONU); e deputados Carlos Veras (PT-PE), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, e Giovani Cherini (PL-RS), relator da proposta que deu origem à lei sobre doações de alimentos durante a pandemia.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.