Rádio Câmara

Salão Verde

Estradas em patrimônios ambientais

Estradas em patrimônios ambientais

12/07/2021 - 12h00

  • Estradas em patrimônios ambientais

Salão Verde traz os impactos e as polêmicas em torno de rodovias asfaltadas em áreas ambientalmente sensíveis e protegidas pela legislação. Os dois casos mais emblemáticos do momento são a Estrada do Colono, que corta o Parque Nacional do Iguaçu, patrimônio natural da humanidade na Mata Atlântica do Paraná; e a BR-319, que cruza trechos de densa Floresta Amazônica entre Manaus (AM) e Porto Velho (RO). O quadro “GeoLógicas” relembra outras polêmicas em torno da BR-471, em plena Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul; da BR-174, ao longo de terras indígenas e unidades de conservação da Amazônia, entre Manaus e Pacaraima (RR), na fronteira Brasil-Venezuela; e da BR-158, que corta a Terra Indígena Marãiwatsédé/Xavante (MT). O programa também aborda divergências quanto ao conceito de “estrada-parque”.

Pontos de vista nesta edição: Neucir Szinwelski, professor de ecologia e orientador dos programas de pós-graduação ambiental da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Marcelo Vieira, secretário nacional de transportes terrestres do Ministério de Infraestrutura; Jonatas da Trindade, diretor de licenciamento ambiental do Ibama; Pedro Henrique Siqueira, veterinário; e general Santos Filho, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Deputados: Vermelho (PSD-PR), autor da proposta de Estrada-Parque do Colono; Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista; Ricardo Izar (PP-SP), autor de proposta sobre prevenção de atropelamento de animais em rodovias e ferrovias; e José Ricardo (PT-AM), integrante da Comissão de Integração Nacional da Câmara.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.