Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Filipe Barros: Impressão garante a conferência do voto dado pelo eleitor na urna eletrônica

05/07/2021 -

  • Entrevista - Dep. Filipe Barros (PSL-PR)

A comissão especial que analisa o voto impresso auditável inicia a discussão do relatório apresentado na semana passada pelo deputado Filipe Barros (PSL-PR). O parecer estabelece a impressão do voto, antes da última confirmação pelo eleitor, apenas para sua conferência pessoal e posterior possibilidade de recontagem de votos.

O parlamentar alega que as urnas eletrônicas utilizadas no Brasil estão obsoletas, porque utilizam a mesma tecnologia básica desde sua implantação, há 25 anos. Sobre os testes realizados periodicamente pelo Tribunal Superior Eleitoral, Filipe Barros aponta que muitas vulnerabilidades detectadas não são corrigidas.

O deputado avalia que a invasão das urnas não acontece necessariamente no dia das eleições, mas pode ocorrer em momentos anteriores, no momento de elaboração do software, quando o abastecimento do programa em cada equipamento é feito em conexão com a Internet. Filipe Barros alerta que os hackers podem criar brechas no sistema de forma imediata, o que pode ser combatido com a possibilidade de comprovação dos votos.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo