Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Eduardo Barbosa: Imposto seletivo pode inibir o consumo de produtos danosos à saúde

01/07/2021 -

  • Entrevista - Dep. Eduardo Barbosa (PSDB-MG)

Na década de ação das Nações Unidas para a nutrição, a Comissão de Seguridade Social e Família debate a criação de um imposto seletivo sobre alimentos que podem provocar doenças. O deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG) explica que a tributação diferenciada tem por objetivo inibir o consumo de produtos não saudáveis, a começar pelas bebidas sem álcool com alta concentração de açúcar, especialmente refrigerantes, e lembra que a medida surtiu resultado quando incidiu sobre bebidas alcoólicas e cigarros, diminuindo o consumo.

Pesquisa de 2013 citada pelo parlamentar revela que 56% da população estão acima do peso, e um a cada quatro brasileiros são obesos, o que pode levar as pessoas a doenças crônicas como diabetes, hipertensão e outros problemas cardíacos, responsáveis por 70% das mortes no mundo.

Eduardo Barbosa reconhece que os produtores de alimentos não saudáveis resistem ao tratamento tributário específico como mecanismo para inibir o consumo, mas espera que no decorrer dos debates a indústria se torne uma aliada pela busca de uma alimentação de qualidade, inclusive alterando a composição de seus produtos.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo