Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Subtenente Gonzaga: Paralisação do Susp atrapalha comunicação entre os entes federados

30/06/2021 -

  • Entrevista - Dep. Subtenente Gonzaga (PDT-MG)

Criado há três anos, o Sistema Único de Segurança Pública não avançou após a extinção do ministério específico da área, no atual governo. O deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), que solicitou audiência pública sobre o tema, explica que o Susp tem por objetivo coordenar e consolidar as políticas públicas para o setor, que atualmente são fragmentadas entre União, estados e municípios, através de mecanismos como um plano nacional de segurança.

Subtenente Gonzaga aponta que não há notícia de iniciativas vinculadas ao Susp, porque nem mesmo o Conselho Nacional de Segurança Pública, instrumento que tem a participação da sociedade, foi convocado pelo governo federal. Da mesma forma, segundo ele, o Sinesp, Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, não está sendo alimentado, assim como outras ações como o plano de valorização dos profissionais de segurança pública.

O deputado ressalta que os estados querem a implantação do sistema, para aprimorar a comunicação entre os entes federados, hoje dependente de aproximações políticas, e não instituicionais.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE