Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Celina Leão: Portal vai acompanhar participação das mulheres na vida política nacional

30/06/2021 -

  • Entrevista - Dep. Celina Leão (PP-DF)

O Observatório Nacional da Mulher na Política, iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara em parceria com instituições de pesquisa, assembleias legislativas e câmaras de vereadores, tem por objetivo compartilhar as experiências legislativas que visam ampliar a participação feminina nos parlamentos, segundo explica a deputada Celina Leão (PP-DF), coordenadora da bancada federal. A congressista reitera que as sociedades genuinamente desenvolvidas e democráticas compartilham a responsabilidade sobre seus destinos entre homens e mulheres.

A primeira meta após a implantação do observatório, de acordo com a deputada, é estimular a criação de procuradorias da mulher em assembleias que ainda não dispõem da instância, e a partir daí estender a iniciativa para os municípios.

Mas Celina Leão aponta que a ampliação da participação feminina nos poderes legislativos da União, estados e municípios será possível apenas com a reserva de cotas efetivas para as mulheres nos parlamentos, a partir da proposta de emenda à Constituição que estabelece o mínimo inicial de 15% de cadeiras na Câmara dos Deputados, assembleias e câmaras municipais.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE