Rádio Câmara

Salão Verde

COP-26: dúvidas e oportunidades

COP-26: dúvidas e oportunidades

05/07/2021 - 12h00

  • COP-26: dúvidas e oportunidades

Uma nova Conferência do Clima está marcada para novembro, na Escócia, em busca de consensos e ações concretas de cerca de 190 países para conter o aquecimento global e mitigar as mudanças climáticas. Salão Verde traz as dúvidas, as oportunidades e as expectativas em torno da COP-26. A regulamentação do mercado de carbono é o principal objetivo, a fim de conciliar a redução das emissões de gases do efeito estufa com ganhos financeiros para os países. Ambientalistas, empresários e gestores públicos ouvidos na Câmara dos Deputados estão otimistas com as oportunidades que se abrem para o Brasil, porém, muitas dúvidas e desconfianças ainda pairam no ar. O quadro “GeoLógicas” alerta para a urgência no controle da crise climática.

Pontos de vista nessa edição: Carlos Alberto Franco França, ministro das Relações Exteriores; André Dunham Maciel, chefe da divisão de meio ambiente do Itamaraty; Suely Araújo, especialista em políticas públicas do Observatório do Clima; Caroline Dihl Prolo, da Rede LaClima; Natalie Unterstell, diretora do Instituto Talanoa e especialista em políticas públicas socioambientais; Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); e Marcelo Rocha, do movimento Fridays for Future Brasil. Deputados: Marcelo Ramos (PL-AM), autor da proposta de regulamentação do mercado de carbono no Brasil; e Camilo Capiberibe (PSB-AP), integrante da Frente Parlamentar Ambientalista.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.