Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Sílvia Cristina: Nova legislação pode garantir tratamento adequado às pessoas com câncer

23/06/2021 -

  • Entrevista - Dep. Silvia Cristina (PDT-RO)

O Estatuto da Pessoa com Câncer tem por objetivo divulgar os direitos das pessoas com câncer, proibindo atos de discriminação, mas a deputada Sílvia Cristina (PDT-RO), que relatou a proposta na Comissão de Seguridade Social e Família, alerta que é necessário também garantir um orçamento próprio para a prevenção e o acompanhamento permanente dos pacientes.

Também coordenadora da frente parlamentar mista da luta contra o câncer, a deputada aponta que a rede pública ainda não está totalmente preparada para implantar duas leis aprovadas no Congresso Nacional, porque em sua opinião o Poder Executivo ainda não é sensível à causa das pessoas com câncer. A primeira lei determina que o diagnóstico do câncer deve ser feito em no máximo 30 dias após indicativo médico e a segunda fixa o limite de 60 dias para início do tratamento.

Silvia Cristina alerta que a pandemia de Covid-19 impediu muitas pessoas de procurarem consultas e exames de prevenção, e a partir de agora vai haver um aumento de casos tardios, em estágios mais avançados, que vão demandar tratamentos mais caros, invasivos e doloridos.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE