Rádio Câmara

Salão Verde

Acordo de Escazú e Pacto de Letícia

Acordo de Escazú e Pacto de Letícia

28/06/2021 - 12h00

  • Acordo de Escazú e Pacto de Letícia

Dois acordos internacionais sobre o meio ambiente foram assinados recentemente pelo Brasil. O Acordo de Escazú, válido na América Latina e no Caribe, traz mecanismos de proteção para os defensores dos direitos humanos e socioambientais, que geralmente são alvo de violência e ameaça nessa região. Já foi ratificado em 12 dos 24 países que o assinaram. No Brasil, esse acordo ainda aguarda o envio do texto pelo governo federal para a análise do Congresso Nacional. Já o Pacto de Letícia tem foco na proteção da Amazônia e abrange sete países que dividem o bioma. Neste Salão Verde, ambientalistas detalham os dois acordos e reclamam de inércia do Executivo para colocá-los em vigor, enquanto o ministro de Relações Exteriores explica as diretrizes da atual política externa do governo brasileiro em relação ao meio ambiente.

Pontos de vista nesta edição: Michelle Bachelet, alta comissária das Nações Unidas para os direitos humanos; Júlia Neiva, coordenadora do programa de defesa dos direitos socioambientais da Conectas; Carlos Alberto Franco França, ministro de Relações Exteriores; e deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.