Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Professor Israel Batista: Homeschooling coloca o poder dos pais acima do direito da criança

22/06/2021 -

  • Entrevista - Dep. Professor Israel Batista (PV-DF)

No entendimento do deputado Professor Israel Batista (PV-DF), a educação domiciliar prejudica o processo educativo por não permitir o desenvolvimento de habilidades socioemotivas, autonomia e autoconhecimento, aprimoradas no contato com outras crianças da mesma idade e com características, história familiar e formação diversas.

O deputado lembra que, por lei, a educação não é uma opção dos pais, mas seu dever e um direito da criança e por isso defende que escolas e famílias trabalhem juntas na construção das regras de ensino e convivência no ambiente formativo. Professor Israel Batista aponta que, durante a pandemia, perto de 6 milhões de estudantes não tiveram acesso a nenhuma forma de educação remota, o que demonstra que o homeschooling é uma modalidade de ensino que não leva em conta a realidade social brasileira.

Presidente da frente parlamentar mista da educação, o congressista também observa que a escola é, muitas vezes, o espaço em que as pessoas encontram auxílio para se protegerem de situações de violência. Ele cita que nos Estados Unidos o homeschooling está sendo revisto, após a revelação de que 76% das crianças vítimas de agressão grave não frequentavam a escola.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo