Rádio Câmara

Trilha das Artes

O piano de Benjamim Taubkin e o diálogo musical com outras culturas [REPRISE]

O piano de Benjamim Taubkin e o diálogo musical com outras culturas [REPRISE]

08/01/2022 - 19h00

  • O piano de Benjamim Taubkin e o diálogo musical com outras culturas (Bloco único)

A música brasileira e seu diálogo com as outras culturas têm sido a atual atividade do pianista paulista, arranjador, compositor e produtor Benjamim Taubkin. Ele vem colaborando com músicos de diversos países como Marrocos, Coréia do Sul, África do Sul, Índia, Israel,  Espanha, Argentina e Colômbia.

Desde os 18 anos Taubkin se dedica ao piano e hoje é um nome de grande referência na música instrumental brasileira. Como músico, às vezes como produtor, participou de mais de 150 discos e CDS.  É responsável pelo projeto Núcleo Contemporâneo, gravadora, produtora e um centro cultural na cidade de São Paulo.

Entre os projetos recentes estão Fronteiras Imaginarias com o saxofonista colombiano Antonio Arnedo, Sons de Sobrevivência com o duo Soukast, O Pequeno Milagre de Cada Dia, com Joao Taubkin e o músico israelense Itamar Doari.  E os duos com Ivan Vilela, Adriano Adewale, Paulinho Santos e Rodrigo Bragança.

Taubkin é o personagem central do premiado documentário O Piano Que Conversa, que retrata 5 encontros musicais do pianista no país, na Bolívia e Coréia do Sul, e participou do documentário Música na Serrinha, ao lado de 12 músicos de todo o mundo, entre eles Marcos Suzano, Jaques Morelenbaum e Mayra Andrade. Também escreveu o livro Viver de Música e criou diversas trilhas para documentários.

No programa, ele nos dá uma pista musical daquilo que gosta de tocar e lhe causa arrebatamento: Long Arirang / Ponta de Areia (Milton Nascimento), com Benjamim Taubkin, Ari Colares, Ricardo Herz e Jeong Ga Ak Hoe; Chora Coração, de Tom Jobim, com a Orquestra Sinfônica de São Paulo e participação de Dori Caymmi e Bejamim Taubkin;  África, com Benjamim Taubkin, Itamar Doari e João Taubkin; e Santo Antônio, de Hermeto Pascoal.


Produção, Reportagem e Apresentação André Amaro

 

 

 

 

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h

MAIS CONTEÚDO SOBRE