Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Paula Belmonte: Poder público deve fortalecer rede de combate à violência contra os idosos

18/06/2021 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Paula Belmonte (Cidadania-DF)

A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) entende que os governos devem aprimorar a rede de apoio para os idosos que denunciam casos de violência, assunto que é tema de debate na Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa através de seminário que marca o dia internacional de conscientização contra a violência praticada sobre as pessoas mais velhas. Ela ressalta que não se trata apenas de enfrentar a agressão física, mas casos que envolvem coação psicológica, patrimonial e até sexual.

A parlamentar faz uma comparação com a violência doméstica praticada contra as mulheres, que muitas vezes se submetem ao ambiente abusador em que vivem por falta de alternativas ou simplesmente por não terem para onde ir. O mesmo acontece com os idosos, e Paula Belmonte lembra que em geral os episódios são praticados por familiares próximos, divulgando ainda o Disque 100, canal que recebe denúncias e encaminha para averiguação pelos órgãos competentes, acionando a rede de apoio citada por ela.

Paula Belmonte também alerta que o poder público deve melhorar a acessibilidade nas cidades, e ainda lembra que a Câmara estuda medidas para coibir abusos nos empréstimos consignados.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

 

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo