Rádio Câmara

Reportagem Especial

Episódios do Brasil Pré-Independência - Capítulo 1

21/06/2021 - 00h08

  • Episódios do Brasil Pré-Independência - Capítulo 1

Capítulo 1

Nos últimos anos, a Câmara tem celebrado a lembrança de episódios e personagens da história que contribuíram no processo de independência brasileira, prestes a completar 200 anos. Nesta reportagem especial vamos revisitar as primeiras eleições gerais no país em 1821. Elas foram convocadas para eleger representantes do Brasil que atuaram como deputados na assembleia constituinte em Lisboa na preparação da primeira Carta Magna do reino.

Entrevistas neste capítulo: José Theodoro Menck, consultor legislativo da Câmara dos Deputados; Eduardo Bueno, jornalista e escritor; George Félix Cabral, professor de História da Universidade Federal de Pernambuco; Isabel Lustosa, historiadora.

Capítulo 2

Quando os deputados brasileiros começaram a chegar em Lisboa para participarem da assembleia constituinte do reino, muitas matérias referentes a interesses brasileiros já haviam sido discutidas e aprovadas. Os deputados portugueses eram avessos aos projetos políticos que defendiam interesses do Brasil, sobretudo os econômicos. Com a bancada dividida e relações conflituosas com os portugueses, parte dos deputados provinciais brasileiros renunciou ou abandonou as cortes de Lisboa.

Capítulo 3

A manifestação da opinião política por meio da imprensa livre criou um espaço de debates e teve grande influência sobre a elite política e sobre a determinação do príncipe Dom Pedro no processo de rompimento com Portugal. Quase todos os jornais desse período da história brasileira surgiram por um motivo, existiram em razão de suas causas e deixaram de existir ao final delas. Conheça um pouco da história da imprensa brasileira em seu nascedouro.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h