Rádio Câmara

Reportagem Especial

Guerras de Independência - Capítulo 1

24/06/2021 - 00h08

  • Guerras de Independência - Capítulo 1

Capítulo 1

O processo de separação do Brasil de Portugal não foi automático. Havia interesses locais e nem todos almejavam a adesão à independência proposta. Foi um rompimento longo, conflituoso, envolveu milhares de combatentes em algumas províncias brasileiras e somou mais de três mil mortos entre brasileiros e portugueses. Neste primeiro episódio você vai conhecer alguns fatos da revolução pernambucana de 1817.

Entrevistas neste capítulo: George Félix Cabral, professor de História da Universidade Federal de Pernambuco; Eduardo Bueno, jornalista e escritor.

Capítulo 2

As chamadas guerras de independência, porque não foi um conflito único, terminaram pouco mais de um ano após a coroação do primeiro imperador brasileiro, Dom Pedro I. Foi um conflito de intensa violência que opôs populares, a tropa imperial e os portugueses que viviam no Brasil. Debeladas as resistências internas, o Brasil só teve o reconhecimento diplomático de Portugal quase três anos depois da independência, por meio de um acordo que envolveu a transferência da dívida portuguesa com a Inglaterra para o nosso país nascente.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h