Rádio Câmara

Salão Verde

Lições de Milton Santos

Lições de Milton Santos

21/06/2021 - 12h00

Salão Verde registra os 20 anos de ausência física do geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, que nos deixou em 24 de junho de 2001, aos 75 anos de idade. Ganhador do Prêmio Vautrin Lud – uma espécie de Nobel da Geografia – e “Doutor Honoris Causa” em 12 universidades brasileiras e sete estrangeiras, Santos revolucionou as definições de espaço geográfico e paisagem; enxergou as marcas deixadas no território pela inter-relação de humanidade, meio ambiente, instituições e infraestruturas; criticou a globalização; e denunciou as desigualdades presentes no espaço geográfico. Foi preso e exilado durante a ditadura militar, mas voltou ao Brasil a tempo de consolidar seu legado intelectual e mobilizar novas pesquisas científicas, tanto nos grandes centros acadêmicos quanto entre os estudantes de baixa renda no país. O quadro “Tá lá na lei” mostra três legislações federais atualmente em vigor e propostas por deputados de variadas ideologias para homenagear Milton Santos.

Pontos de vista nessa edição: Milton Santos, em palestra na Universidade de São Paulo e em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura; Maria Auxiliadora da Silva, professora de pós-graduação e orientadora de pesquisas da “Bolsa Milton Santos” no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA); e Maria Adélia de Souza, professora das Universidades de São Paulo (USP) e de Campinas (Unicamp), com doutorado em geografia pela Universidade de Paris.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

(*Foto: USP/Imagens - Jorge Maruta)

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.