Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Christino Áureo: Sociedade deve participar do debate de uma nova política energética

15/06/2021 -

  • Entrevista - Dep. Christino Áureo (PP-RJ)

O Brasil precisa avançar para uma Política Nacional da Transição Energética (Ponte), a partir de projeto apresentado pelo deputado Christino Áureo (PP-RJ), que também é um dos autores de requerimento para a discussão, na Comissão de Minas e Energia, da atual crise hídrica. Para o deputado, não basta apenas que o Poder Executivo tenha um planejamento para o setor energético de médio prazo, mas é preciso que toda a sociedade participe dos debates sobre o uso racional das fontes atualmente disponíveis, combinado com novas bases de energia.

O parlamentar ouviu representantes do governo e de órgãos reguladores antecipando que providências para o uso racional da água, se forem tomadas até novembro, vão afastar os riscos de apagão no abastecimento elétrico. Para Christino Áureo, a provável escassez de água para movimentar as usinas hidrelétricas tem que ser tratada tanto com o escalonamento da geração de energia quanto no uso racional tanto da água quanto da eletricidade.

Ele ainda teme que um eventual racionamento energético possa prejudicar a retomada da economia e a geração de novas oportunidades para as famílias mais vulneráveis.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE