Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Paulão: Combate ao crime cibernético exige ação internacional com respeito à soberania

14/06/2021 -

  • Entrevista - Dep. Paulão (PT-AL)

A Convenção de Budapeste estabelece a cooperação internacional para a investigação e punição de crimes cibernéticos e o Brasil está debatendo sua adesão ao tratado, segundo explica o deputado Paulão (PT-AL), um dos autores de pedido para a realização de audiência pública sobre o tema na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

O parlamentar avalia que os governos e mesmos as grandes corporações privadas dispõem de poucas estruturas para o combate aos ilícitos praticados no mundo virtual, inclusive porque a ação dos criminosos é rápida e de difícil rastreamento, podendo partir de qualquer lugar do mundo. No Brasil, Paulão comenta que vários órgãos ligados à segurança pública têm departamentos voltados para o monitoramento e investigação de operações clandestinas digitais, inclusive o próprio Exército.

No entendimento do deputado, a Convenção de Budapeste responde ao desafio de permitir a cooperação internacional no combate aos crimes cibernéticos ao mesmo temo em que estabelece garantias para a autonomia de cada nação e também salvaguardas para a privacidade e a preservação das informações pessoas sensíveis de cada cidadão.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo