Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Gustavo Fruet: Divulgação restrita e corte de orçamento limitam as pesquisas científicas

14/06/2021 -

  • Entrevistas - Dep. Gustavo Fruet (PDT-PR)

A Câmara acompanha as restrições à pesquisa científica no Brasil, seja pela edição de normas que limitam a divulgação de trabalhos de pesquisa, seja pelos cortes seguidos no orçamento para a ciência e tecnologia. O deputado Gustavo Fruet (PDT-PR) é um dos autores de pedido de audiência pública sobre o tema na Comissão de Ciência e Tecnologia e alerta que entre os efeitos das medidas está a interrupção das pesquisas pela falta de recursos tanto para os trabalhos quanto para a remuneração dos profissionais.

O deputado lamenta que o corte orçamentário pode prejudicar os avanços em pesquisas feitas por universidades públicas, como a busca por um imunizante nacional contra o novo coronavírus e os projetos de equipamentos respiratórios e outros insumos. Do ano passado para este, o orçamento do Ministério sofreu redução de 30%, passando para R$ 8,3 bilhões, e Gustavo Fruet ainda acrescenta que a verba específica dos fundos para pesquisas científicas perdeu R$ 5 bilhões, que na visão do parlamentar não devem ser recuperados em sua totalidade até o final do ano.

Já a restrição à divulgação do trabalhos dos pesquisadores brasileiros vem sendo denunciada em artigos publicados em revistas internacionais e provoca a saída de muitos especialistas do país.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo