Rádio Câmara

Salão Verde

Década da restauração dos ecossistemas

Década da restauração dos ecossistemas

14/06/2021 - 12h00

  • Década da restauração dos ecossistemas

2021 marca o início da “década da restauração dos ecossistemas”, instituída pela Organização das Nações Unidas. O desafio é claro: impulsionar imediatamente ações de reflorestamento, conexão de corredores ecológicos e regeneração do habitat natural enquanto ainda há tempo de evitar os riscos iminentes de “catástrofe climática” e “maré mortífera da poluição e das perdas de espécies”, segundo a ONU. Salão Verde destaca algumas ações em curso no Brasil, como o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, o mosaico de RPPNs no Cerrado de Goiás e iniciativas individuais, como a do extensionista rural que participou do plantio de 1 milhão de árvores em nossos biomas. O quadro “GeoLógicas” mostra o sinal vermelho da devastação nos seis biomas brasileiros, enquanto o quadro “Tá lá na lei” destaca as normas já existentes para auxiliar a restauração ecossistêmica em tempos de mudanças climáticas.

Pontos de vista nesta edição: António Guterres, secretário geral da ONU; Ludmila Pugliese, coordenadora do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica; Jeanne Marie White, fundadora das RPPNs Caraívas no Cerrado de Goiás; Sumar Ganem, extensionista rural da Emater-DF e coordenador de plantio de árvores; Carlos Nobre, climatologista e cientista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Maria do Socorro Lima, coordenadora da Rede Cerrado no interior do Tocantins; Ane Alencar, diretora de ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM); e Francisca Araújo, professora de biologia, ecologia e recursos naturais na Universidade Federal do Ceará (UFCE). Deputados: Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista; e Aline Sleutjes (PSL-PR), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.