Rádio Câmara

Salão Verde

Atlas e raio-x da Mata Atlântica

Atlas e raio-x da Mata Atlântica

06/06/2021 - 12h00

  • Atlas e raio-x da Mata Atlântica

Salão Verde detalha a edição 2021 do Atlas de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, que consolida o raio-x do bioma ao longo de 2020. A parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com a Fundação SOS Mata Atlântica revela que restam apenas 8,5% das densas florestas originais e 12,4% da vegetação nativa. Com fragmentos presentes em 17 estados e 3.429 municípios, a Mata Atlântica ainda teria salvação por meio de ações de restauração, conexão dos atuais corredores ecológicos e ampliação das unidades de conservação da natureza. Porém, o bioma perdeu mais 13 mil hectares em 2020. Até houve uma queda de 9% no desmatamento em relação ao desastroso ano de 2019. Mas as boas notícias acabam aí: 10 estados tiveram alta na devastação, sendo que São Paulo e Espírito Santo, onde o bioma já se encontra amplamente devastado, registraram aumento na taxa de desmatamento superior a 400% em 2020. O quadro “Tá lá na lei” relembra a aprovação na Câmara dos Deputados da Lei da Mata Atlântica, em vigor desde dezembro de 2006.

Pontos de vista nesta edição: Luís Fernando Guedes Pinto, engenheiro ambiental e diretor da Fundação SOS Mata Atlântica; João de Deus Medeiros, biólogo, botânico e coordenador da Rede de ONGs da Mata Atlântica; ex-deputado Luciano Zica (PT-SP), um dos relatores na Câmara da proposta que deu origem à Lei da Mata Atlântica; e deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.