Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Dr. Zacharias Calil: Crianças e adolescentes emitem sinais sobre as agressões que sofrem

31/05/2021 -

  • Entrevista - Dep. Dr. Zacharias Calil (DEM-GO)

A Câmara dos Deputados debate e cenário de violência física e psicológica contra as crianças e adolescentes no Brasil, situação que nos últimos 10 anos levou à morte de mais de 100 mil brasileiros com até 19 anos de idade. Autor do pedido para realização da audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família, o deputado Dr. Zacharias Calil (DEM-GO) observa que a legislação, desde a Constituição Federal, dispõe de mecanismos para proteger as crianças e adolescentes, e várias medidas endurecem as penas para a violência praticada, mas alerta que as famílias, a sociedade e o poder público devem atuar em conjunto para impedir a repetição de casos.

Mas o parlamentar aponta que boa parte dos registros pode ser evitada caso as pessoas fiquem atentas aos sinais emitidos pelas crianças e adolescentes sobre as agressões que sofrem. Segundo o deputado, que tem quatro décadas de atuação como médico cirurgião pediátrico, as crianças registram crises de ansiedade, de pânico, sudoreses, náuseas, vômitos; não olham seus agressores de frente, ficam isolados, e podem exibir marcas  de queimaduras ou hematomas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo