Rádio Câmara

Salão Verde

Ceará x Piauí: serras e rios em disputa secular

Ceará x Piauí: serras e rios em disputa secular

31/05/2021 - 12h00

  • Ceará x Piauí: serras e rios em disputa secular

Encerrando as duas edições sobre as polêmicas em torno das delimitações territoriais, Salão Verde terá foco em disputas ainda ativas entre estados, municípios, terras indígenas e quilombolas e unidades de conservação da natureza. Ceará e Piauí protagonizam disputa secular em torno das Serras da Ibiapaba e do Cocal e dos rios Poty e Timonha. A pendenga começou com um decreto imperial de 1880 e foi parar no Supremo Tribunal Federal. Cearenses temem perder áreas de 13 municípios com cerca de 250 mil habitantes, enquanto os piauienses reclamam de prejuízos territorial e econômico. Recentemente, o Piauí ganhou 140 km² do Tocantins na Chapada das Mangabeiras, onde estão as nascentes do rio Parnaíba. O Brasil tem litígio ativo com o Uruguai em duas pequenas linhas divisórias do Rio Grande do Sul com o os departamentos de Rivera e Artigas. No início do século passado, Paraná e Santa Catarina chegaram a se enfrentar na Guerra do Contestado. O número crescente de municípios (de cerca de 1.500 em 1940 para 5.568 atualmente) mantém acesas as disputas e sobreposições territoriais.

Pontos de vista nesta edição: Rafael Sanzio dos Anjos, geógrafo e diretor do Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica (CIGA) da Universidade de Brasília; Toim Braga, presidente da União de Vereadores do Ceará (UVC); Franzé Silva, presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Piauí; Magnólia Aragão, vereadora de Tianguá-CE, município da Serra da Ibiapaba; Luiz Ribeiro, procurador do Ministério Público do Piauí; Antônio Uchôa, ex-deputado estadual e negociador de consensos entre Ceará e Piauí. Deputados: Eduardo Bismarck (PDT-CE), Margarete Coelho (PP-PI), Joenia Wapichana (Rede-RR), Alessandro Molon (PSB-RJ) e Joaquim Passarinho (PSD-PA).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h; terça, 6h; sexta, 12h; e domingo, 10h.