Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Professora Dorinha: Avaliação da qualidade do ensino vai auxiliar planejamento escolar

24/05/2021 -

  • Entrevista - Dep. Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO)

A necessidade e as consequências da aplicação das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica estão sendo debatidas pela Comissão de Educação da Câmara. Autora do pedido para realização da audiência, a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que é presidente do colegiado, explica que o instrumento contribui para a definição de políticas públicas no ensino, permitindo que cada estabelecimento de ensino tenha dados sobre o desempenho de seus alunos para promover os ajustes necessários no planejamento escolar.

Por outro lado, a parlamentar teme que os resultados da avaliação, a serem divulgados em 2022, podem ser utilizados com fim eleitoral, porque a possibilidade de queda nos índices é concreta devido aos efeitos da pandemia de coronavírus sobre o ensino, pela suspensão das classes e mesmo pelas aulas remotas. Mas Professora Dorinha Seabra Rezende considera que a avaliação adquire importância inclusive por conta da Covid-19, já que vai mostrar as diferenças entre as escolas e também a real necessidade da ampliação da jornada escolar e a programação da reposição de conteúdos.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo