Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Bia Kicis: Voto impresso nas urnas eletrônicas pode transmitir mais confiança ao eleitor

20/05/2021 -

  • Entrevista - Dep. Bia Kicis (PSL-DF)

Autora da proposta de emenda à Constituição que institui a impressão do voto para conferência do eleitor e eventual auditagem posterior, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) alega que a tecnologia existente no Brasil, por já ter 25 anos, está obsoleta frente aos avanços da informática. O tema está sendo debatido em comissão especial na Câmara.

Ela explica que o sistema proposta acrescenta uma impressora a cara urna eletrônica, para que o voto seja materializado antes da confirmação, mas sem contato físico com o eleitor. Bia Kicis acrescenta que um percentual das urnas pode ser auditado já no encerramento do período de votação, e caso seja encontrada discrepância com o resultado eletrônico, todos os votos impressos sejam recontados.

A parlamentar também observa que a PEC não determina a troca de todas as urnas, mas apenas o acréscimo de um sistema de impressão, e contesta a estimativa de que a mudança vá custar R$ 2 bilhões para os cofres públicos. Para Bia Kicis, o eleitor prefere que seu dinheiro seja gasto para a garantia de um processo confiável do que no fundo partidário, por exemplo.

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo