Rádio Câmara

Kalimba

Nino Galissa

Nino Galissa

23/05/2021 - 14h00

Neste programa KALIMBA apresenta um representante da música e da cultura Mandinga, vindo da Guiné Bissau, um país de língua portuguesa. Trata-se de Boubakar Galissa Kouyaté, que adotou o nome artístico de Nino Galissa. Ele nasceu na região de Gabu, no leste da Guiné Bissau.
Até hoje os povos mandinga cultivam a tradição dos Griots (ou Djelis), homens que pertencem a famílias de contadores de histórias, guardiãs da música e da cultura mandinga. Nino Galissa pertence a uma dessas famílias, e seu pai, Buli Galissa, foi o primeiro músico da Guiné Bissau a levar para Portugal a harpa Kora, instrumento de 21 cordas e de som belíssimo, que é executado por membros dessas famílias. Nino Galissa aprendeu com seu pai as histórias de seu povo e os segredos do instrumento.
Nino Galissa mora em Barcelona e sabe combinar o som da Kora com o som dos instrumentos da música ocidental, como a guitarra, os teclados e os metais. Ele compõe na sua língua materna, o Fula, e também em crioulo da Guiné, em português e em espanhol. Seu primeiro álbum saiu em 1997, e já está em seu quinto trabalho de estúdio, além de diversas participações em festivais.
É atualmente um dos mais conhecidos artistas da música tradicional africana atuando na Europa.

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.