Rádio Câmara

Salão Verde

Fronteiras, divisas e limites

Fronteiras, divisas e limites

24/05/2021 - 12h00

  • Fronteiras, divisas e limites

Em duas edições, Salão Verde vai tratar das polêmicas em torno de fronteiras do Brasil, divisas estaduais, limites municipais e outras delimitações territoriais, como Terras Indígenas e Quilombolas, unidades de conservação, bairros e até loteamentos residenciais. Alguns conflitos são seculares, como no caso da Serra de Ibiapaba, entre Ceará e Piauí. O primeiro programa tem foco no contexto histórico dessas delimitações, oriundas de guerras, negociações políticas, pertencimento étnico-social e aspectos geográficos e ambientais.

Pontos de vista nesta edição: Rafael Sanzio dos Anjos, geógrafo e diretor do Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica (CIGA) da Universidade de Brasília; André Guimarães, da área de segurança e justiça do Ministério de Relações Exteriores (Programa de Proteção Integrada de Fronteiras); major-brigadeiro Ary Mesquita, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). Deputados: Camilo Capiberibe (PSB-AP), integrante das Comissões de Meio Ambiente e de Relações Exteriores e Defesa Nacional; e Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), autor de propostas sobre a faixa de fronteira.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.