Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Francisco Jr.: Custos da terapia de oxigenação não podem impedir que vidas sejam salvas

17/05/2021 -

  • Entrevista - Dep. Francisco Jr. (PSD-GO)

“Quanto vale uma vida?”, questiona o deputado Francisco Jr (PSD-GO), autor da proposta que torna obrigatória, nos hospitais equipados para combater a Covid-19, o fornecimento de terapia de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) aos pacientes em estado grave. O parlamentar justifica que dificuldades financeiras ou técnicas não podem impedir que o poder público adote todas as iniciativas possíveis para salvar vidas, inclusive para mitigar o risco de ter que fornecer o tratamento após decisão judicial, o que torna o procedimento ainda mais caro.

A ECMO consiste de uma máquina que reproduz as funções do coração e dos pulmões para garantir o funcionamento dos órgãos vitais enquanto o pacientes está em tratamento, e serve não apenas para a Covid-19. Francisco Jr. observa que sua proposta vai permitir que usuários do Sistema Único de Saúde também tenham acesso ao tratamento.

O deputado alerta que o objetivo de seu projeto é principalmente estabelecer o debate inicial sobre a terapia de oxigenação extracorpórea no SUS, já que sua efetiva implantação depende, além de recursos, do treinamento de equipes multidisciplinares no âmbito da medicina.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE