Rádio Câmara

Salão Verde

Alerta amazônico

Alerta amazônico

17/05/2021 - 12h00

O alerta de desmatamento da Amazônia bateu recordes em março e abril, com registro de perda florestal em uma área de quase mil quilômetros quadrados. O rastro dessa vegetação derrubada costuma servir de combustível para alastrar as queimadas no período mais seco, no segundo semestre. Tudo isso ocorre em meio à fragilização do orçamento e da fiscalização ambiental. Salão Verde traz a preocupação e as recomendações de cientistas, parlamentares e representantes do governo para se evitar a repetição dos recordes sucessivos de devastação amazônica registrados em 2015, 2017 e 2019. O quadro “GeoLógicas” detalha o monitoramento do desmatamento no bioma por meio dos sistemas DETER, com alertas mensais em tempo real, e PRODES, que fornece a taxa anual de devastação.

Pontos de vista nesta edição: Alberto Setzer, coordenador de monitoramento de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Ane Alencar, diretora de ciência do Instituto de Pesquisas da Amazônia (IPAM); Sonaira da Silva, professora do Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente da Universidade Federal do Acre; Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente; Nils Gunneng, embaixador da Noruega; e Dimas Rivas, presidente da Associação dos Servidores da Carreira de Especialistas em Meio Ambiente (ASCEMA). Deputados: Airton Faleiro (PT-PA), coordenador do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia; e Delegado Pablo (PSL-AM), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.