Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Lafayette de Andrada: Marco regulatório vai ampliar a microgeração de energia elétrica

06/05/2021 -

  • Entrevista - Dep. Lafayette de Andrada (REP-MG)

A Câmara finaliza os debates e a votação da proposta que estabelece cobrança diferenciada de encargos e tarifas para micro e minigeradores que solicitarem acesso aos sistemas de transmissão e de distribuição de energia elétrica, o que vai beneficiar produtores que atinjam no máximo 3 mil kW de energia. O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), relator da proposta, explica que os pequenos geradores pagarão uma tarifa única por sua produção energética, além do encargo às distribuidoras de eletricidade, pelo uso das redes de transmissão.

O parlamentar também destaca que, mesmo durante a pandemia, a microgeração de energia gerou perto de 70 mil empregos, além de ser ambientalmente sustentável, por ser oriunda de uma fonte limpa de geração, com ênfase para a produção solar. O mercado do segmento gira em torno de R$ 6 bilhões ao ano no país.

Lafayette de Andrada aponta ainda que o marco regulatório para o setor, construído a partir de seu relatório, vai trazer mais segurança jurídica para atrair novos investimentos, o que também vai permitir que a geração independente de energia seja viável para mais pessoas, que poderão produzir sua própria eletricidade a custos mais baixos

Apresentação: Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo