Rádio Câmara

Economia Direta

Benefício ajuda a manter empregos durante a pandemia com redução proporcional de jornada e salário

04/05/2021 -

  • Economia Direta (04/05/2021):

O benefício emergencial de manutenção do emprego e da renda, estabelecido em medida provisória editada pelo governo, retoma programa do ano passado com o objetivo de ajudar a manter empregos durante a pandemia, autorizando acordos de redução da jornada e do salário, com o pagamento de parte do custo por parte do governo.

O economista Fernando Gomes explica que a iniciativa prevê que o funcionário passa a receber salário equivalente à redução de sua jornada, nos limites de 25%, 50% e 75%, e o governo complementa com um valor também proporcional ao que o trabalhador receberia a título de seguro desemprego.

Fernando Gomes também aponta que o projeto que estimula estágio de jovens carentes em órgãos públicos federais, em tramitação pelas comissões técnicas da Câmara, vai dar uma chance inicial para filhos de famílias mais vulneráveis. A proposta define o pagamento de um salário mínimo, mais vale transporte, para estudantes de 14 a 18 anos que estejam cursando os dois anos finais do ensino fundamental ou o ensino médio.

Apresentação: Marcio Achilles Sardi

Trocando em miúdos o dia a dia da Economia

Toda quinta-feira, no programa "Painel Eletrônico"