Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Joenia Wapichana: Ministério precisa explicar redução de recursos de fiscalização ambiental

03/05/2021 -

  • Entrevista - Dep. Joenia Wapichana (Rede-RR)

A redução de mais de 27% no orçamento do Ministério do Meio Ambiente para fiscalização ambiental e combate aos incêndios florestais é cobrada do titular da pasta por deputados, que propuseram a realização de audiência pública sobre o tema. Uma das autoras do pedido, a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), lembra que o presidente Jair Bolsonaro chegou até a estabelecer compromissos em cúpula mundial reunindo chefes de Estado de outros país, mas a redução orçamentária é um indicativo da falta de seriedade para o cumprimento das metas.

A queda nos recursos, segundo a parlamentar, sufoca os órgãos de proteção ambiental, que não dispõem de estrutura e pessoal para fiscalizar as unidades de preservação e o desmatamento. Ela alerta ainda para a deterioração das condições de vida das comunidades indígenas, que sofrem com a poluição de rios em suas terras devido aos resíduos da mineração irregular.

Joenia Wapichana aponta também que o governo, além de reduzir o orçamento da área, ainda propõe a flexibilização das regras de licenciamento ambiental e age para limitar a participação da sociedade em conselhos ligados ao meio ambiente.

Apresentação: Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo