Rádio Câmara

Salão Verde

Ecos da cúpula climática

Ecos da cúpula climática

03/05/2021 - 12h00

Salão Verde traz os ecos da recente cúpula climática promovida pelos Estados Unidos. Até que ponto é possível confiar nas novas metas de redução de desmatamento e de emissão de gases poluentes de 40 países? O que o Congresso Nacional pode fazer até a COP-26, a próxima conferência do clima da ONU, prevista para novembro, na Escócia? Recomposição orçamentária do meio ambiente, regulamentação do mercado global de carbono, concessão de florestas públicas, bioeconomia, propostas de desmatamento zero e até a inclusão de compromissos climáticos na Constituição brasileira estão no cardápio de ambientalistas e de representantes do setor produtivo. O programa também trata de recentes polêmicas ligadas a “pedaladas climáticas”, militarização da fiscalização ambiental e uso de dinheiro estrangeiro nas ações climáticas brasileiras.

Pontos de vista nesta edição: Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente; Márcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima. Deputados: Marcelo Ramos (PL-AM), primeiro vice-presidente da Câmara e autor de proposta de regulamentação do mercado de carbono; Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista; Sérgio Souza (MDB-PR), coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária; Joênia Wapichana (Rede-RR), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas; e Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da Oposição.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.