Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Camilo Capiberibe: Discurso ambiental do governo não combina com ações feitas até agora

23/04/2021 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Camilo Capiberibe (PSB-AP)

Vice-líder da minoria na Câmara, o deputadoCamilo Capiberibe (PSB-AP) considera que as metas anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro na cúpula climática de líderes mundiais são realistas, e já foram seguidas em administrações anteriores, mas ele aponta que as ações do governo federal têm apontado no sentido inverso aos compromissos apresentados. O desmatamento, segundo ele, voltou a aumentar a partir de 2012, e se intensificou depois de 2016.

Na visão do parlamentar, a postura presidencial foi claramente defensiva, porque o governo tem consciência de que a credibilidade ambiental do país foi afetada desde 2019, pelo avanço da derrubada de florestas na Amazônia e queimadas no Pantanal.

Camilo Capiberibe também contesta a promessa de duplicação dos recursos para fiscalização, lembrando que nos últimos dois anos o orçamento dos órgãos ambientais, na verdade, foi reduzido. Ele ainda comenta que o novo processo de cobrança de multas, com reuniões prévias nunca realizadas, tem inviabilizado a responsabilização sobre os desmatadores.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo