Rádio Câmara

Salão Verde

Pantanal e a prevenção de queimadas em 2021

Pantanal e a prevenção de queimadas em 2021

26/04/2021 - 12h00

  • Pantanal e a prevenção de queimadas em 2021

A estação seca está chegando a biomas como Pantanal, Cerrado e Caatinga. Com ela, vem a temível nova temporada de riscos de incêndios florestais. O que as autoridades ambientais e de fiscalização têm feito para impedir a repetição, em 2021, do fogo descontrolado que torrou 30% da vegetação do Pantanal e causou incalculável estrago socioambiental em 2020? Salão Verde traz respostas dos governos federal, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, além do Ministério Público, apresentadas na comissão externa da Câmara dos Deputados que investiga as queimadas nos biomas brasileiros. Um delegado da Polícia Federal denuncia o sucateamento de órgãos ambientais, como Ibama e ICMBio. O programa ainda atualiza o andamento do inquérito policial que comprova a origem criminosa das queimadas em fazendas do Pantanal em 2020. A investigação, que tem “segredo de justiça”, utiliza imagens de satélites da Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos) e mensagens de telefones celulares dos suspeitos.

Pontos de vista nesta edição: Waldemir Moreira Junior, chefe do Centro de Proteção Ambiental do Mato Grosso do Sul; Leonardo Palma, gerente de unidades de conservação do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (IMASUL); Marco Aires da Silva, dirigente do Corpo de Bombeiros e representante da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso; Walter de Carvalho Sobrinho, chefe da seção de operações das Forças Armadas; Rubens Lopes da Silva, chefe da divisão de repressão a crimes ambientais da Polícia Federal; e Pedro Paulo Grubits, procurador da República no Mato Grosso do Sul. Deputados: Professora Rosa Neide (PT-MT), coordenadora da comissão externa sobre queimadas nos biomas; e Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), integrante da mesma comissão.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.