Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Professor Israel Batista: Escolas precisam de plano de infraestrutura para viabilizar retorno

15/04/2021 - 00h00

  • Entrevista –‬ Dep. Professor Israel Batista (PV/DF)

Coordenador da frente parlamentar mista da educação, o deputado Professor Israel Batista (PV-DF) considera que não há condições para a reabertura das escolas neste momento da pandemia, porque muitos estabelecimentos não têm a infraestrutura adequada para garantir a segurança sanitária para alunos e profissionais da área. O deputado lembra ainda que o governo federal cortou bilhões de reais do Orçamento do ensino em 2021, inclusive reduzindo em 50% as verbas para a infraestrutura escolar.

A Câmara está debatendo projeto que estabelece a educação como serviço essencial, determinando a reabertura física da rede de ensino, mas Professor Israel Batista defende a aprovação de outra proposta, também em regime de urgência na Casa, que prevê uma estratégia nacional de preparação para a volta às aulas, com o estabelecimento de critérios epidemiológicos, garantia de distanciamento social, insumos para higiene e proteção dos alunos e também dos trabalhadores da educação.

O parlamentar lembra que há diferenças regionais muito grandes no que se refere à situação da pandemia e teme que o projeto esteja invadindo competências dos governos estaduais e prefeituras.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo