Rádio Câmara

Salão Verde

Agenda socioambiental e humanitária

Agenda socioambiental e humanitária

19/04/2021 - 12h00

  • Agenda socioambiental e humanitária

Salão Verde mostra pontos comuns nas agendas de meio ambiente e direitos humanos apresentados em um megaencontro virtual com cerca de 80 entidades da sociedade civil na Câmara dos Deputados. Todas elas buscam soluções para o atual quadro de “caos” socioambiental e humanitário marcado pelo agravamento de fome, pobreza, desemprego, despejos e várias outras violações dos direitos humanos em plena pandemia. O programa também revela dados ambientais preocupantes presentes no relatório anual da Anistia Internacional e no Caderno de Conflitos no Campo, da Comissão Pastoral da Terra. Além da violência contra defensores do meio ambiente e dos territórios de povos tradicionais, há registro de aumento de 30% nos conflitos por terra e alertas de “tragédias anunciadas” em conflitos entre indígenas e garimpeiros ilegais no Pará e em Rondônia.

Pontos de vista nesta edição: Carla Costa Teixeira, secretária-geral da Associação Brasileira de Antropologia (ABA); Aline Maia, pesquisadora da Anistia Internacional; Mara Carvalho, assessora da Comissão Pastoral da Terra (CPT); Antônio Cerqueira de Oliveira, secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (CIMI); Ana Moraes, coordenadora do Movimento dos Sem-Terra (MST); Lázaro Souza Bento, coordenador da Confederação Brasileira de Trabalhadores na Agricultura Familiar (Contraf); Maria Kazé, coordenadora do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); Paula Johns, socióloga e diretora geral da ACT; e Lucinete Tavares, do Instituto EcoVida e do Fórum dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Amapá. E deputados Carlos Veras (PT-PE), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias; e Delegado Eder Mauro (PSD-PA).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.