Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Zé Silva: proposta garante fomento, crédito e renegociação de dívidas para a agricultura familiar

07/04/2021 - 08h00

  • Enrtrevista - Dep. Zé Silva (Solidariedade-MG)

Parlamentares voltaram a analisar proposta de suporte à agricultura familiar, depois que projeto no mesmo sentido foi vetado quase que integralmente pelo Poder Executivo, no ano passado. O relator da matéria, deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), explica que o texto se concentra na concessão de crédito rural, fomente a novas atividades produtivas, suporte à comercialização da produção dos pequenos produtores rurais e renegociação das dívidas.

O parlamentar explica que as linhas de crédito se limitam a R$ 10 mil, com risco assumido pelo Tesouro Nacional. Já o Ministério da Cidadania, a partir das negociações que estão sendo costuradas, deve proporcionar suporte às atividades de fomento, com valor estimado em R$ 2.500 por unidade rural, para a implantação de novas unidades de criação animal, pequena lavoura ou abastecimento.

A agricultura familiar ocupa perto de um quarto de toda a área usada para a produção rural no país, mas é responsável por 70% dos alimentos para o consumo interno no país. Zé Silva aponta ainda que 70% dos empregos no campo estão em estabelecimentos agrícolas de pequeno porte.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo