Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Cristiano Aguiar Lopes: Estudo da Consultoria Legislativa da Câmara revela crescimento da produção científica nacional

05/04/2021 -

  • Entrevista - Cristiano Aguiar Lopes

Estudo da Consultoria Legislativa da Câmara revela um crescimento do volume de estudantes de pós-graduação no Brasil desde 2000, chegando a mais de 330 mil alunos em 2018, o que contribuiu para que o país passasse de 1% para 3% da produção científica mundial em pouco menos de 20 anos. O consultor Cristiano Aguiar Lopes, um dos autores do levantamento, explica que o panorama sobre a pós-graduação no Brasil pode subsidiar a produção legislativa sobre o tema não apenas no Congresso Nacional, mas também nas assembleias legislativas.

O consultor também aponta que a produção científica no Brasil revelou sua importância na prática com a pandemia de coronavírus, pois muitas pesquisas na área de imunologia e microbiologia tiveram aplicação em estudos sobre o enfrentamento à Covid-19. Cristiano Aguiar Lopes acrescenta que a pesquisa em ciência agrícola está entre as vocações nacionais, com 12% da produção científica mundial, bem como estudos no combate a endemias, produção médica e enfermagem. Na pesquisa odontológica, o Brasil é líder mundial.

Mas o especialista alerta que, devido às restrições orçamentárias, a evolução da pesquisa científica corre risco, com a possível diminuição no número de bolsas de estudo e até mesmo vagas para a pós-graduação.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE