Rádio Câmara

Salão Verde

Pesquisa: percepção das mudanças climáticas

Pesquisa: percepção das mudanças climáticas

29/03/2021 - 12h00

  • Pesquisa: percepção das mudanças climáticas

Como anda a percepção dos brasileiros quanto a mudanças climáticas, queimadas e desmatamentos em tempos de negacionismos e de polarização política? Os dados estão em uma pesquisa do Ibope, coordenada pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio), do Brasil, e pelo Programa de Mudanças Climáticas da Universidade de Yale, dos Estados Unidos. Há boas e más notícias: 92% dos brasileiros reconhecem o aquecimento global em curso, 84% acham que as queimadas na Amazônia prejudicam a imagem do Brasil no exterior e 77% consideram que proteger o meio ambiente é mais importante do que o desenvolvimento econômico. Porém, apenas 25% dizem saber muito sobre aquecimento global e mudanças climáticas. O quadro “Tá lá na lei” explica a escolha de 16 de março como Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas. Na Câmara, o tema também está em foco nos debates em torno do orçamento da União para 2021 e nas comissões permanentes.

Pontos de vista nesta edição: Renata Guedes, pesquisadora de mídias do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio); e deputados Nilto Tatto (PT-SP), relator setorial de meio ambiente do orçamento da União de 2021, e Carla Zambelli (PSL-SP), nova presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.